👋 Bem-vindo ao Arvense. Formamos indivíduos éticos, responsáveis, criativos e sociáveis.

Quem Somos

Home | Quem Somos

Fundado em 1987, o Colégio Arvense nasceu do sonho compartilhado de duas visionárias educadoras, Marcia e Margareth. Unidas pela paixão de transformar a educação, elas plantaram as sementes de uma instituição familiar que floresceria ao longo dos anos, enraizada nos princípios humanistas e inovadores de Célestin Freinet.

Inspiradas por esses ideais, Marcia Nogueira e Margareth Nogueira acreditaram que a educação deveria ser uma extensão natural da vida, onde cada criança pudesse crescer e aprender de forma livre e colaborativa. O Colégio Arvense se tornou um refúgio de criatividade e expressão, onde o respeito pelo ritmo individual e a valorização das experiências pessoais se entrelaçavam no cotidiano escolar.

Ao longo das décadas, o Arvense manteve viva a chama desses ideais, cultivando uma comunidade educativa que abraça a diversidade e promove o desenvolvimento integral dos estudantes. Cada sala de aula, cada jardim e cada espaço ecoam as vivências e as descobertas de gerações de alunos que, ao longo do tempo, ajudaram a construir a história viva desta instituição.

Pedagogia Arvense

O Colégio Arvense se utiliza das pedagogias inovadoras de Emmi Pikler, Celestin Freinet e da abordagem Reggio Emília, incorporando-as em sua prática educativa diária. Essas abordagens, conhecidas por seu enfoque humanista e centrado na criança, fundamentam todas as atividades e metodologias aplicadas no colégio.

A pedagogia de Emmi Pikler, que valoriza a importância do movimento livre e da autonomia da criança, é um dos pilares do Colégio Arvense. Pikler acreditava que a liberdade de movimento desde os primeiros meses de vida é crucial para o desenvolvimento motor e emocional. No Arvense, os educadores observam e proporcionam um ambiente seguro e estimulante, permitindo que as crianças explorem e desenvolvam suas habilidades de forma natural, sem intervenções desnecessárias, promovendo assim a confiança e a independência desde cedo.

Celestin Freinet, com sua metodologia baseada na cooperação e na expressão livre dos alunos, também é uma influência central no Arvense. Freinet valorizava a experiência prática e a interação com o ambiente como formas de aprendizado. No Colégio Arvense, a impressão de textos, os trabalhos manuais e os projetos coletivos são práticas comuns. As “técnicas Freinet”, como o uso de jornais escolares, correspondência entre escolas e experimentos científicos, são incorporadas no cotidiano escolar, sempre com a participação ativa dos alunos, promovendo um aprendizado vivencial e significativo.

A abordagem de Reggio Emília, que vê a criança como um ser potente e criativo, capaz de se expressar de diversas formas, é outra base fundamental do Arvense. O método valoriza a documentação do processo de aprendizagem, a colaboração entre crianças, professores e a comunidade, e o ambiente educativo como um “terceiro professor”. As salas de aula do Arvense são ricas em materiais variados, incentivando a exploração e a expressão através de diferentes linguagens, como arte, música e teatro, respeitando o tempo e o ritmo de cada criança.

Em comum, essas três abordagens que fundamentam o Colégio Arvense compartilham a visão de uma educação centrada na criança, respeitando sua individualidade e promovendo seu desenvolvimento integral. Elas valorizam a participação ativa do aluno no processo educativo, a importância do ambiente como elemento pedagógico e a necessidade de uma relação de respeito e confiança entre educador e educando.

Esses métodos continuam a influenciar a educação contemporânea no Arvense, oferecendo alternativas que desafiam modelos tradicionais e destacando a importância de uma pedagogia que respeite e nutra as capacidades e potencialidades das crianças. Assim, o Colégio Arvense se destaca como uma instituição baseada nessas práticas pedagógicas, promovendo um ambiente de aprendizagem rico e transformador.

Método de Alfabetização

O Colégio Arvense é uma instituição de ensino que se destaca por adotar metodologias de alfabetização inovadoras e eficazes, baseadas nos estudos de Heloisa Marinho, Gilda Rizzo e Maria de Lourdes Pereira da Silva. Essas autoras trazem contribuições valiosas para a educação, e o Colégio Arvense incorpora essas práticas em seu dia a dia, garantindo um aprendizado sólido e significativo para seus alunos.

Heloisa Marinho é conhecida por sua abordagem centrada na criança, valorizando o desenvolvimento de habilidades linguísticas através de atividades lúdicas e interativas. No Colégio Arvense, suas metodologias são aplicadas em atividades que promovem a consciência fonológica e a alfabetização de forma prazerosa. As salas de aula são ambientes dinâmicos onde jogos, músicas e histórias são ferramentas constantes, facilitando a assimilação das letras e sons de maneira natural e envolvente.

Gilda Rizzo, por sua vez, traz uma perspectiva que integra a alfabetização com a vivência cultural e social dos alunos. Suas propostas metodológicas envolvem a utilização de textos diversos e significativos, que refletem o cotidiano das crianças e suas comunidades. No Colégio Arvense, os alunos são incentivados a explorar diferentes gêneros textuais, desde histórias tradicionais até notícias e cartas, sempre contextualizados em suas realidades. Essa prática não só facilita a aprendizagem da leitura e escrita, mas também desperta o interesse e a curiosidade dos alunos.

Maria de Lourdes Pereira da Silva foca em uma abordagem que combina o ensino sistemático da leitura e escrita com a flexibilidade necessária para atender às necessidades individuais de cada aluno. Sua metodologia é baseada no respeito ao ritmo de aprendizagem de cada criança, promovendo atividades diferenciadas e personalizadas. No Colégio Arvense, essa perspectiva é essencial para garantir que cada aluno tenha o suporte necessário para desenvolver suas habilidades de forma completa e confiante, com professores atentos às especificidades de cada estudante.

No Colégio Arvense, a combinação dessas metodologias resulta em um ambiente alfabetizador rico e diversificado. As práticas pedagógicas são cuidadosamente planejadas para integrar os princípios de Heloisa Marinho, Gilda Rizzo e Maria de Lourdes Pereira da Silva, criando uma atmosfera de aprendizagem que é ao mesmo tempo desafiadora e acolhedora. As crianças são encorajadas a explorar, questionar e descobrir o mundo das  palavras de maneira significativa e prazerosa.

Essa abordagem múltipla de alfabetização adotada pelo Colégio Arvense assegura que os alunos não apenas aprendam a ler e escrever, mas também desenvolvam um amor pelo conhecimento e pela cultura escrita. Ao incorporar as ideias de três autoras renomadas, o colégio se compromete com uma educação de alta qualidade, adaptada às necessidades e potencialidades de cada criança, preparando-as para um futuro brilhante e cheio de possibilidades.

  • No Arvense, as crianças desenvolvem autonomia intelectual, espírito humanitário e, ao mesmo tempo, são capacitadas para os próximos ciclos da educação formal e para fazer o bem a si mesmas, aos outros, à natureza e à comunidade.
  • Nossa metodologia transforma conteúdos e conceitos em conhecimento aplicado e em criticidade.
  • Um ambiente inteligente, estimulante e reflexivo.
37 Anos Educando
+14 Mil Alunos Atendidos
Nossa missão

Educar para o indivíduo e a sociedade.

Somos uma escola vanguardista e socialmente responsável. Alinhamos, na prática, os valores:

  • Ética
  • Criatividade
  • Diálogo
  • Coletividade
  • Cooperação
  • Prática Verde

O trabalho pedagógico do Arvense é desenvolvido por uma equipe diretiva que atua na área educacional do DF há mais de 35 anos e por uma equipe docente rigorosamente selecionada e sistematicamente capacitada.

Aqui, toda essa equipe é mais que mediadora do conhecimento. Ela é referência, é estimuladora e influenciadora das formas pelas quais porção significativa do conhecimento humano flui na instituição como um todo.

Toda a equipe é liderada pela Diretora Pedagógica, Márcia Nogueira, e pela Orientadora Pedagógica, Margareth Nogueira, ambas especialistas em Gestão Educacional.

Márcia Nogueira

Margareth Nogueira

Proposta Pedagógica

Clique para fazer o download