👋 Bem-vindo ao Arvense. Formamos indivíduos éticos, responsáveis, criativos e sociáveis.

O que você precisa saber sobre Metodologias Ativas no Arvense

Home | Blog

As metodologias ativas constituem instrumentos pedagógicos que incentivam a aprendizagem autônoma e interativa, promovendo o protagonismo da criança e as permitindo desempenhar um papel ativo na construção do saber.

São Metodologias ativas:

  • A Sala de aula invertida
    • As crianças fazem uma investigação, uma pesquisa ou estudo prévio sobre um tema que será explorado em sala de aula e compartilham suas descobertas com a turma, assim, a criança deixa de assumir uma postura passiva e se torna protagonista no processo de aprendizagem. 
  • A Rotação por estações
    • Os alunos se revezam em diferentes estações de trabalho, onde vivenciam diferentes experiências de aprendizagem propostas em cada uma das estações. Uma das estações pode incluir o uso da tecnologia digital como recurso pedagógico. Isso oferece à turma uma experiência de troca que enriquece a aprendizagem e a construção coletiva de conhecimento.
  • A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP)
    • A ABP é uma metodologia ativa que utiliza projetos como o foco central de ensino, integrando, como no caso do Arvense, várias disciplinas. Os projetos podem surgir de um problema ou de uma questão norteadora, oriundos de um contexto autêntico, sendo que demandam habilidades interdisciplinares, a investigação, o levantamento de hipóteses, o trabalho em grupo, a tomada de decisão, além do pensamento crítico, da criatividade, colaboração e outras competências mais, até que se chegue a uma solução ou a um produto final. A ideia de utilizar projetos como ferramenta pedagógica no processo de aprendizagem é datada no final do século XIX, a partir de ideias trazidas por John Dewey, em 1897 (BARBOSA e MOURA, 2013).
  • O Método investigativo
    • Encoraja as crianças a pensar, questionar e discutir os assuntos em sala de aula, através de situações-problema.
    • Moran (2018) destaca a relevância de voltarmos nossas atenções à investigação enquanto meio para o desenvolvimento de competências relevantes e necessárias aos cidadãos contemporâneos, como a capacidade de fazer perguntas, de levantar hipóteses e de resolver problemas complexos.
    • Um dos meios mais efetivos de aprendizagem ativa é através da investigação (ABIn – Aprendizagem Baseada na Investigação), posto que os desafios, quando bem planejados, auxiliam na aquisição das competências desejadas, intelectuais, emocionais, pessoais e comunicacionais.  
  • A Aprendizagem baseada em jogos
    • Metodologia baseada no trabalho lúdico, criativo e inovador, cujos pressupostos teórico-metodológicos objetivam a construção do conhecimento, mediante o estímulo à curiosidade, à resolução de conflitos e o desenvolvimento do pensamento crítico.
    • O jogo vem obtendo destaque como estratégia de aprendizagem ativa, sendo foco de várias pesquisas acadêmicas. Essa ferramenta é considerada uma forma de trabalho pedagógico que favorece o raciocínio e contribui para a construção do conhecimento de maneira prazerosa, possibilitando experiências acadêmicas forjadas em reflexões com relação às situações do cotidiano.

Veja mais no nosso Instagram:

O Mundo Mudou! E as Crianças Também!

Instituição de ensino ou Instituição de aprendizagem?